21/07/2020 | Por Augusto Dalla Vecchia
O TikTok, a rede social do momento, é uma plataforma que utiliza uma linguagem de vídeos curtos e de forma "descolada", é importante para o clube ser ativo nela, a própria Puma, fornecedora de materiais esportivos, possui conta na plataforma. Ao meu ver, o que houve no Palmeiras foi um erro de "timing". O aplicativo virou febre no início do ano (até antes da pandemia aqui), a conta deveria ter sido criada por volta de fevereiro, onde lá seriam realizados testes de conteúdo, aos quais alguns teriam maior aprovação e virariam febres e outros não agradariam boa parte da torcida.
As famosas “dancinhas” da plataforma são usadas para entreter os torcedores e fãs mais novos (nos casos de clubes de futebol), na faixa de 13 a 17 anos, porém, observando alguns perfis de clubes de fora do país ou mesmo de outros esportes, elas (como também outros conteúdos engraçados) são evitados para pré-jogos, onde são utilizados conteúdos mais “vibrantes” para entrar no clima de partidas.
A semana do Derby mais do que centenário, é uma semana de tensão para torcedores de ambos os clubes, os nervos se afloram, a importância da partida deve estar presente em cada detalhe, em cada suor, em cada treinamento e esse tipo de conteúdo deve ser evitado.
São muitas ideias de conteúdo que poderiam ser trabalhadas, como o derby preferido do “Sócio-Avanti” sorteado, melhores momentos de uma bela vitória no clássico, momentos de raça e vontade, etc.
Após vitórias sim, é bacana tirar um sarro (brincar nas redes sociais, falar um pouco a linguagem do torcedor), fazer dancinhas, porém, até lá, clássico é clássico e vice-versa, e deve ser tratado como tal.
Como diz a célebre frase dita por Lima Duarte no filme “Boleiros”, “Você não sabe o que um Palmeiras x Corinthians”.